top of page

Distribuições

Uma distribuição Linux, muitas vezes abreviada como distro, é um sistema operacional feito de uma coleção de software que inclui o kernel Linux. Os usuários de Linux geralmente obtêm seu sistema operacional baixando uma das distribuições Linux, que estão disponíveis para uma ampla variedade de sistemas, desde dispositivos embarcados, computadores pessoais até supercomputadores poderosos.
A maior parte do software incluído é de código aberto, permitindo modificações no software original.
Uma distribuição Linux também pode ser descrita como uma variedade de aplicativos e softwares, empacotado com o kernel Linux de tal forma que seus recursos atendam às NECESSIDADES de muitos usuários.

Logo abaixo você verá um resumo de cada distribuição Linux que encontramos com uma certa relevância na internet:

Linux Mint é uma distribuição Linux criada a partir de uma comunidade baseada no Ubuntu. É amada por pessoas usuárias casuais e profissionais na área da tecnologia. Mesmo abandonado o suporte a versão 20 do Snap, o Mint ainda é bem popular.

Para a maioria das pessoas que utilizam o Windows, o Linux Mint vai parecer bem confortável. Você consegue iniciar aplicativos clicando em um botão no canto inferior esquerdo.

Ao mudar para o Linux, o sistema de arquivos é diferente. Há muitas coisas novas que você terá que descobrir ao mudar para o Linux, mas com o Mint, a interface é bem amigável para o usuário final. Aumentando consideravelmente a usabilidade e performance.

O Linux Mint é a melhor distribuição para usuários novatos no mundo do Linux. É estável e rápido para realizar qualquer tipo de atividade de uma pessoa normal, como assistir vídeos, ouvir música e podendo até jogar um pouco.

Desenvolvido por uma empresa chamada Canonical, o Ubuntu é baseado em um dos muitos derivados do Linux Debian. Esse software chegou ao mercado em 2004. As pessoas programadoras na época perceberam os destaques do sistema e sua facilidade na programação. A interface de linha de comando permitia que fosse usada uma sintaxe mínima para escrever programas. O Ubuntu tem três versões, todas desenvolvidas para diferentes propósitos.

O Ubuntu é o melhor tipo de sistema operacional para pessoas que estão começando no mundo do Linux. Podemos começar utilizando os aplicativos mais comuns e, com o decorrer do tempo, aprimorar o uso.

Linux Lite é uma distribuição Linux amigável para iniciantes baseada no lançamento de suporte de longo prazo (LTS) do Ubuntu e utilizando o desktop XFCE.

O Linux Lite é voltado principalmente para pessoas usuárias ativas do Windows. O objetivo é fornecer um conjunto completo de aplicativos para auxiliá-las em suas necessidades diárias de computação, incluindo um pacote de escritório completo, reprodutores de mídia e outros softwares diários essenciais.

Zorin OS é uma distribuição Linux baseada no Ubuntu projetada especialmente para iniciantes no Linux. Possui uma interface gráfica de usuário semelhante ao Windows e muitos programas semelhantes aos encontrados no Windows.

O Zorin OS também vem com um aplicativo que permite executar vários programas do Windows. O objetivo final da distribuição é fornecer uma alternativa Linux ao Windows e permitir que as pessoas usuárias do Windows aproveitem todos os recursos do Linux sem complicações.

Se você é apenas uma pessoa novata que ouviu falar recentemente do Linux e não utilizou nenhuma distribuição, então instale o Ubuntu. É a distro que mais parece com o Windows e que provavelmente fará se acostumar mais rápido. Por começar de baixo e ir avançando aos poucos, ele vai lhe atender em todos os aspectos e serviços avançados também. O processo de instalação é fácil, tem uma interface de usuário simples e um bom terminal. Uma alternativa ao Ubuntu pode ser o Linux Mint, nele temos todos os recursos do Ubuntu com uma interface mais enxugada e sólida.

Temos em nossas mãos a possibilidade de escolher qualquer tipo de distribuição possível, das mais antigas até as mais recentes. Na prática, a maioria das distros são baseadas em outras mais antigas, como o Debian, Fedora, etc, e o que realmente muda é o design, usabilidade e segurança, que são pontos muito importantes.

A escolha de um sistema operacional pode ser uma tarefa muito complicada no Linux. Sendo assim, a recomendação inicial é que iniciantes devam utilizar o Ubuntu, mas nada impede de instalar outras versões, como o Linux Mint que também é muito famoso e poderoso.

©2022 by Sobre Linux. Proudly created with Wix.com

bottom of page